quarta-feira, 31 de julho de 2019

Revisão 5 - atividades

TEMA: FESTIVAL E SONHOS

Atividade 1: Festival

Conceitos:


  1. Comissão de Divulgação/Promoção: responsável pelo processo de tornar público o festival para toda comunidade escolar.
  2. Comissão Geral: conjunto de pessoas que participara da organização do festival.
  3. Comissão de Inscrição: responsável pela inscrição dos participantes no festival.
  4. Comissão de Realização:responsável pela execução do evento.
  5. Comissão Julgadora: responsável em julgar os vencedores das apresentações realizadas no festival.
  6. Comissão de premiação: responsável em premiar em cerimônia os vencedores do festival.




Agora reescreva, no espaço abaixo, as etapas em ordem cronológica:

1.________________________________________________
2.________________________________________________
3.________________________________________________
4._________________________________________________
5.__________________________________________________
6.___________________________________________________


Atividade 2: Sonho

Leia o significado:

sonho

 /ô/

so.nho

ˈsoɲu

nome masculino

1.atividade mental não dirigida, que semanifesta durante o sono, pelo menos nassuas fases menos profundas, e da qual, aoacordar, se pode conservar certa lembrança

2.conjunto de ideias e de imagens queperpassam o espírito durante o sono

3.aquilo que é produto da imaginação, fantasia,devaneio

4.desejo veemente, aspiração

5.projeto cuja execução parece difícil ouimpossível, utopia

6.ilusão

7.coisa muito bela ou agradável; visão

8.CULINÁRIA bolo fofo de farinha e ovos, fritoem azeite e passado depois por calda deaçúcar

Do latim somnĭu-, «idem»

SINÔNIMOS ambição, anseio, aspiração, desejo, devaneio, fantasia, ficção, ilusão, quimera, utopia, visão, vontade.


Responda no caderno:
-Que sonhos você deseja alcançar? Separe por curta duração (1 a 4 anos) e longa duração (5 a 10 anos).
-O que, na sua opinião, sonham os jovens?
- O que é sonho para você?
 
Leia o infográfico abaixo, de 2007:

Fonte: https://istoe.com.br/11266_O+QUE+QUEREM+OS+JOVENS/


Agora responda: 

-Houve mudanças em relação à maneira como o jovem se define?
-As prioridades são as mesmas?
-A falta de perspectivas ainda é um desafio para o jovem?
-Dê sua opinião sobre o conceito de sonho entre os jovens.

Atividade 3: Leia um trecho do romance "Perto do coração selvagem" de Clarice Lispector:

Todas as manhãs ela deixa os sonhos na cama, acorda e põe sua roupa de viver. Todas as manhãs ela caminha vagarosamente para pegar o ônibus que a levará para lugar nenhum, para ver ninguém. E todas as manhãs ela imagina como serão as tardes, já sabendo a resposta, finge ser feliz assim todas as manhãs. E todas as manhãs ela espera pela noite, ela espera assim arduamente para voltar para seu quarto, e ser triste. É quando ela sente que está assim completa. Completamente triste, mas completa. E quando ela tira a roupa e põe todo o seu corpo embaixo das cobertas quentes e sente que começa a sonhar, é quando ela sorri. Assim pra ninguém. Mas pra ela mesma. E viver vale a pena. 
Clarice Lispector. Perto do Coração Selvagem

Agora responda no caderno:

-O que sabem sobre a autora?
-Já leram alguma de suas obras?
-O que o título da obra sugere?

-Por que todas as manhãs, ela deixa os sonhos na cama?
-O que seria colocar a roupa de viver?
-Por que ela espera ansiosamente pela noite?
-Quando ela se sente completa? Por quê?
Nesse texto, a frase que contém opinião é:
(A)  “E todas as manhãs ela imagina como serão as tardes”
(B)  “ela caminha vagarosamente para pegar o ônibus”
(C)  “ela tira a roupa e põe todo o seu corpo embaixo das cobertas”
(D)  “é quando ela sorri.”
(E)   “E viver vale a pena.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário