TEMA: HIP-HOP
Atividade 1: Leia o texto:
As origens do Hip-Hop
Gênero musical que surgiu por volta de 1970 na cidade de Nova Iorque nos Estados Unidos da América, quando o cenário econômico do país apresentava um grande crescimento. Porém, apesar do cenário economicamente favorável, as desigualdades sociais tornaram-se aparentes, onde os mais ricos estavam mais ricos e os mais pobres ficavam mais pobres.
Inseridas neste contexto, as comunidades latinas, jamaicanas e afro-americanas, pertencentes aos mais desfavorecidos e que moravam nos subúrbios e nos guetos da cidade, enfrentavam problemas de ordens sociais cada vez maiores, como o aumento dos níveis de pobreza, o racismo, a falta de estrutura para educação, saúde, entre outros. Nesta perspectiva, a violência, o tráfico de drogas e a disputa por territórios estratégicos foi tornando-se acirrada, favorecendo o crescimento das gangues dentro das periferias.
Apesar das dificuldades enfrentadas por esta população, as heranças culturais trazidas de seus países de origem sempre estiveram presentes em seu cotidiano e, por muitas vezes, eram sua única opção para diversão e entretenimento. Trazidos da Jamaica, por exemplo, eram muito comuns os bailes de rua em que eram utilizados os paredões de som instalados em carros, conhecidos como Sound Systems.
Assim, os jovens ligados a estes movimentos culturais começavam a difundir, a criar e recriar suas próprias manifestações artísticas nas ruas da cidade, mesclando a música, a poesia, a dança e a pintura.
As gangues, que antes preocupavam-se somente com o tráfico de drogas e controle dos territórios por meio do uso da violência, muitas vezes exagerada, começavam a encontrar um caminho para canalizar esta violência com o auxílio da arte das ruas. Passaram a frequentar as festas e a promover disputas entre elas em “batalhas” de passos de dança, que na cultura hip-hop, leva o nome de Break Dance.
Um dos grandes expoentes e, talvez, o mais importante personagem na difusão desta cultura de paz foi o DJ Afrika Bambaataa que organizava muitas festas nas ruas, proporcionando espaço para a que estas manifestações pacíficas pudessem vir à tona.
As principais características do Hip-Hop
O hip-hop possui alguns elementos que são considerados os seus seis pilares de sustentação:
1 – A dança Break Dance, que é realizada pelos dançarinos denominados breakdancers, b-boys e b-girls, que realizam performances com movimentos rítmicos e acrobáticos que acompanham as músicas em execução;
2 – O DJ (abreviação para Disck-Jockey), considerado o comandante da festa, que opera o som e seleciona as músicas que embalam as festas;
3 – O MC (abreviação para Mestra de Cerimônias), conceituado como o grande parceiro do DJ, que canta e entretêm o público presente, relatando em suas letras os problemas sociais enfrentados em seu dia a dia, apresentando conselhos e orientações para a vida, como também opiniões sobre política;
4 – O Rap, a poesia cantada pelo MC, que utiliza rimas em sua escrita;
5 – O Beat Box que é a percussão vocal realizada com o auxílio da voz e de trejeitos com a boca em que são imitados os efeitos dos sons da bateria, dos sintetizadores, entre outros, que são incorporados às músicas em execução pelo DJ.
6 – O Grafite, representado por meio de inscrições desenhadas nas paredes das cidades, apresentando mensagens, recados e protestos recheados de sentidos e significados, como forma de expressão de suas ideias, fazendo denúncias ou revelando as suas condições de vida.
Responda no caderno:
- Com base no
título, qual a impressão sobre o que tratará o texto?
- O que conhece a
respeito do tema do texto?
- Destaque as principais informações do texto
e grife palavras não conhecidas ou de outra língua.
Atividade 2: Pesquise em casa e traga no caderno:
|
Uma pesquisa sobre outras palavras
e termos utilizados no hip-hop, seus significados e em quais situações são
empregados na prática.
Atividade 3: Após leitura e pesquisas, elabore um texto argumentativo, afirmando ou refutando o questionamento.
Atividade 4: (em grupo)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário