TRABALHO BIMESTRAL 1º/2ºS
(Datas e explicações dadas em sala)
Fase 1:
- · Criar um grupo de 3 a 6 pessoas;
- · Escolher um artista brasileiro renomado (que tenha influência na cultura brasileira) de qualquer área artística (poesia, prosa, cinema, teatro, arquitetura, dança, musica, artes plásticas, etc.);
- · Entregar uma folha com os nomes dos integrantes dos grupos, o nome do artista escolhido e, resumidamente, os objetivos do grupo para a apresentação;
Fase 2:
Plano de projeto:
- O que fazer?
- Como?
- Características
- Objetivos, etc.
(Uma folha escrita pelo grupo, não há necessidade de
pesquisa e sim de criatividade e habilidade de organização).
Fase 3:
Apresentação:
- Pesquisa;
- Trabalho de campo e recolhimento de materiais diversos relacionados ao tema;
- Apresentação: visual e oral; entrega de trabalho escrito;
- Conteúdo: Vida e obra; importância do artista para seu campo; movimento artístico; época e contexto histórico, social, cultural, etc.
(Esta fase requer apresentação de seminário, com recursos
tanto verbais quanto visuais).
Objetivos do
trabalho: Criatividade; criação de projetos; estudo diverso sobre arte e
associação de sua diversidade; estudo e utilização de diversos tipos de
linguagens; vivência; contextos artístico e social.
Habilidades: Relacionar linguagem verbal literária com linguagem não verbal; Reconhecer diferentes elementos internos e externos que estruturam os textos expositivos, apropriando-se deles no processo de construção de sentido; Identificar, pela comparação, as principais diferenças e semelhanças entre os textos informativos e expositivos; Analisar e produzir textos informativos e expositivos; Relacionar textos de gêneros diferentes, aproximados pelo mesmo tema; Expressar-se oralmente; Relacionar textos visuais com textos literários; Relacionar o uso da norma padrão às diferentes esferas de atividade social; Reconhecer as linguagens como elementos integradores de comunicação; Relacionar - em diferentes textos - opiniões, temas, assuntos, recursos linguísticos, identificando o diálogo entre as ideias e o embate entre interesses existentes na sociedade; Identificar a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário.
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